Tá aí um assunto que meche com a estrutura de qualquer relacionamento!
Afinal, ninguém conversa sobre isso no período de namoro né?! Se a namorada gasta demais, o namorado não diz um "piu" sequer... Se o namorado compra coisas desnecessárias, a namorada nem abre a boca né gente?! :-)
É aí que mora o perigo!!!
Eu, sinceramente, não me lembro de ter conversado nada com meu marido, antes de casarmos, sobre o controle financeiro no lar... essas coisas... Mas, nunca fui muito "gastadeira" e sempre vi meu pai fazendo as continhas dele em casa, pra ter um controle melhor... E Fábio, sempre foi muito simples e já tinha uma independência financeira...
No nosso caso isso serviu como base...
Mas, muita gente não tem exemplos em casa, e vão para o casamento com uma mentalidade errada sobre o dinheiro. Acredito que os primeiros pontos a serem vistos depois de casados (antes também) são os seguinte:
1 - Não existe mais MEU dinheiro e SEU dinheiro ("E os dois tornam-
se um" lembra?!!!)
2 - Mulheres casadas e que trabalham fora, por favor entendam uma coisa: O marido não é o único responsável para sustentar o lar... Nós somos auxiliadoras dos nossos maridos... Essa foi a missão que Deus nos deu... Se você trabalha, pode muito bem pagar uma continha né?!
Caso você não trabalhe fora, por que não pesquisar o supermercado que está mais em conta para fazer as compras do mês? Economizar na energia? Evitar gastos desnecessários?
3 - Controlem o que entra e o que sai da renda de vocês... Já conheci muita gente que gastava mais do que o que ganhava... eu sou péssima em matemática, mas da pra saber que essa conta não vai dar certo :-)
Tem um site ótimo (dica da minha maninha Thaise) que tem várias dicas pra controlar o orçamento doméstico. Aí ao lado no "Sites sugeridos" tem ele: Meu bolso em Dia
Neste site tem um programinha "Jimbo" que você pode baixar para controle finaceiro. É bem legal, lá em casa nós já baixamos e começamos a utilizar. Ele te lembra os pagamentos. etc..etc...
Além de gerar um relatório no final do mês...
Obs.: Cuidado com as compras de fim de ano... Não adianta fazer a alegria de um monte de gente com presentes e depois passar o resto do ano pagando prestaçãoes e com o orçamento comprometido né gente?!
Abraços,
Thamile




0 comentários:
Postar um comentário