07 outubro 2011

4ª Lição!

Postado por Thamile do Fábio
Intimidade conjugal!



Adão e Eva estavam no meio do jardim, estavam nus e não se envergonhavam. Eu sempre falo que eles eram um casal sem-vergonha. Mas, era um casal sem nenhuma vergonha da sua nudez. Na verdade, a palavra nudez pode ser entendida como intimidade. E o relacionamento íntimo é muito importante entre o casal.
A Palavra de Deus revela toda a euforia de Adão ao ver Eva: “Esta afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Esta e uma expressão hebraica que comunica a ideia de intimidade conjugal. Casamento é o relacionamento mais íntimo da face da terra. E eu gostaria de abordar quatro áreas dessa intimidade: a área física, a área emocional, a área intelectual e a área espiritual.

Aspectos da intimidade
1 – Começamos com a área física. É claro que eles estavam nus fisicamente. É normal, é natural que o casal, que se comprometeu nos laços do casamento, no seu quarto, fique nu.
Um homem chegou para mim e disse: “Pastor Jaime, eu sou casado há 14 anos e nunca vi minha esposa nua”. Eu disse: “O quê?” Por 14 dias talvez, quem sabe até por um mês. Mas por 14 anos?” Ele disse para mim meio frustrado: “É , minha esposa usa pijama de flanela”. E eu perguntei: “Mas num país tropical como o Brasil?”Isso era frustrante para ele. Por que o homem é excitado, é preparado sexualmente através do olhar. Jesus mesmo confirmou esse conceito quando falou em MATEUS 5.28: “Qualquer que olhar uma para uma mulher...” Jesus está confirmando “o olhar”, o homem gosta de olhar. Inclusive é a coisa mais natural ele querer olhar ara sua espoa. Por isto ele compra uma camisola transparente. E a esposa deve receber aquele presente com a maior alegria e deve desfilar dentro do seu quarto, para o seu marido. Então a nudez é uma coisa natural e muito importante no relacionamento.
2 – Mas também existe nudez emocional u intimidade emocional. O que quer dizer isto?
É uma hora em que nós vamos compartilhar intimamente nossos sentimentos, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas dores, nossos projetos.
Ás vezes é uma hora para chorar juntos. Ás vezes é uma hora para rir. Ás vezes é uma hora para orar. É um momento em que nós abrimos nossos corações um para o outro.
Uma das minhas tristezas no meu ministério de aconselhamento é ver como casais deixam o romantismo morrer. Você lembra quando namorou? Quando noivou? Quem sabe no primeiro ou segundo ano do casamento, como vocês tiveram o desejo de estar juntos? De acariciar um ao outro? De ser romântico, de falar até uma poesia, um para o outro.
Aqueles sentimentos existiam, mas através dos anos, alguma coisa aconteceu. Quem sabe foram as pressões de terminar a faculdade, ou a chegada do primeiro filho, ou problemas com sogros ou problemas financeiros. São pressões e tensões dentro do casamento que muitas vezes tiram nossa comunicação emocional, nossa intimidade, nossa amizade. Não podemos deixa isso acontecer, precisamos proteger nossa intimidade emocional.
3 – A terceira nudez que quero abordar e a nudez intelectual, isso é basicamente a capacidade de dialogar como casal, de levantar qualquer assunto. Não há assunto sobre o qual o casal não possa falar. Uma mulher já me falou: “Ai Jaime! Se eu levantar aquele assunto com o meu marido ele vai ficar furioso”. E um marido falou: “Ai Jaime! Aquele assunto no nosso casamento não dá não”. Que pena! Por que Deus criou o casamento para ser íntimo, ser aberto, transparente e nós temos dificuldade de ser transparentes, abertos, de não fingir. E como nós temos dificuldades em desenvolver um diálogo
O ideal é que o casal possa desenvolver um diálogo aberto, franco e honesto, sem se sentir ameaçado, agredido, atacado. Mas um diálogo com calma para discutir os assuntos, e chegar a uma conclusão. Então essa é a nudez intelectual: a capacidade de dialogar, de conversar e de resolver assunto.
4 – E a última nudez é a espiritual. O que quer dizer isso? É a capacidade de orar juntos. Nós fizemos uma pesquisa e descobrimos que, infelizmente, os casais criados em igrejas evangélicas, em sua  maioria não oram semanalmente. Os casais podem orar a mesa, agradecendo a Deus pela comida. Mas eu estou falando em derramar o seu coração diante do Senhor, diante do seu cônjuge (...)
Conclusão
Então aí está a importância da intimidade, uma das bases para um casamento feliz. Agora, marido e esposa, não sei como vai o casamento, mas eu tenho a impressão, epla experiência de que muitos casais que o televisor, a internet, o telefone tomaram o lugar da intimidade.
Então vocês agora vão desligar tudo, sentar no sofá com uma limonada na mão ou uma xícara de chá, dependendo do clima, e ter uma conversa aberta e orar juntos. O mundo não se preocupa com sua intimidade no casamento. É você marido e você esposa quem tem que tomar iniciativa, tomar decisões na vida, na sua agenda para proporcionar momentos em que você possa desenvolver essa intimidade, essa nudez com seu cônjuge.

1 comentários:

Anônimo disse...

OI querida....
Estava conversando com o Tonys sobre isso, como o casamento com o passar dos anos vai esfriando, porque isso acontece...
Muito bom texto, como sempre...beijos
Julia Helena

Postar um comentário

 

Jovens Casados e Felizes Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting